Novidades - Portugal e o Club Penguin

Olá Penguins!

Andava eu a pesquisar catálogos antigos do Club Penguin e outras coisas para começar a preparar o blog para o Natal, e encontro informações sobre um website conhecido em Portugal, com informações relativas ao Club Penguin.

Abri e investiguei, então cá vai a informação:

(Nota: O texto citado abaixo até ao parâmetros informados não é da nossa autoria, foi retirado deste website.)





Título original: 47 mil pinguins portugueses na ilha mais famosa da Disney


Chama-se Club Penguin e é uma ilha virtual coberta de neve que faz as delícias dos internautas mais novos em vários lugares do mundo. Em Portugal conta com 6.600 assinantes pagos e perto de 47 mil utilizadores únicos por semana.



imagem

A história do Club Penguin começou em 2005, quando os seus três fundadores começaram a imaginar este mundo virtual. O objetivo era criar um lugar seguro onde os mais novos pudessem jogar e conviver online.

imagemApós vários meses de desenvolvimento, o Club Penguin foi aberto ao público em outubro de 2005. Em agosto de 2007, integrou a Walt Disney Company, começando a ganhar a verdadeira dimensão mundial que tem hoje.

Esta espécie de rede social exclusivamente reservada a crianças - mas aberta a pais interessados em saber como tudo funciona (ver entrevista com Laura Batten) - acaba de completar cinco anos de aniversário da sua versão em português, uma das comunidades de maior sucesso, nos 200 países onde marca presença.

Os maiores valores estão relacionados com o Brasil, mas os números portugueses também são significativos. O Club Penguin tem atualmente 6.600 jogadores pagos em Portugal, valor que tem crescido mais de 50% de ano para ano. imagem

O número de utilizadores únicos que, em média, todas as semanas se passeiam pelos vários locais de diversão da ilha, decoram os seus iglôs, tomam conta dos seus puffles e escolhem diferentes adereços para os seus avatares-pinguins, encarnando as suas personagens preferidas, ronda os 47 mil.

Desde que o serviço está disponível para Portugal já foram criados mais de 1.275.870 pinguins. Nos últimos 12 meses, passaram pela ilha da Disney mais de 311.000 pinguins portugueses - 186.000 dos quais novos utilizadores -, responsáveis por 4.242.866 sessões, cada uma com uma duração média de cerca de 30 minutos.

imagem

O sucesso não espanta Laura Batten, responsável pela equipa de monitorização do Club Penguin. "É um sítio com montes de jogos divertidos e coisas para fazer e interagir com os outros utilizadores, tem florestas, grutas, praias, montes de iglôs para explorar e locais para as crianças se juntarem online fazerem novos amigos e jogarem, além das populares festas mensais temáticas", referiu ao TeK.

imagem

------------

Ainda uma outra notícia, mas já mais recente:


Título: 3 perguntas a Laura Batten, da Disney Interactive


A Disney Interactive tem sobre a sua alçada o Club Penguin, uma espécie de rede social construída à medida dos gostos e brincadeiras dos mais novos, que tem na segurança um dos seus principais compromissos.





O TeK falou com Laura Batten, responsável pela equipa que faz a monitorização do serviço, pertencente à Disney Interactive, sobre as medidas de segurança implementadas.

TeK: Apostaram numa estratégia de segurança forte no Club Penguin. Considera que parte do grande sucesso do portal resulta dessa aposta? 

L.B.:
 Todos os pais querem naturalmente que os seus filhos estejam em segurança, seja no mundo real ou quando acedem à Internet, por isso acho que os educadores apreciam e valorizam o nosso esforço. No Club Penguin os pais podem estar completamente "descansados" porque com as medidas de segurança que desenvolvemos não há forma dos seus filhos partilharem informação pessoal ou dados que tragam algum inconveniente: podem estar concentrados apenas em brincarem.
Temos aquilo que acreditamos ser a tecnologia líder em termos de filtragem. Toda e cada uma das palavras escritas pelas crianças no chat passa por uma white list que construímos de raiz e que nos permite bloquear os termos relativos à informação pessoal ou outros que consideramos inapropriados: é impossível partilhar dados pessoais dessa forma.
Também temos uma grande equipa de moderadores que zelam pelo bem-estar das crianças que jogam no Club Penguin.

TeK: Como é que funciona este sistema de moderadores?
L.B.:
 Num primeiro momento, baseia-se na tal whitelist, que checa cada uma das palavras escritas. Adicionalmente, desenvolvemos uma funcionalidade que se chama "safe chat", que vai além disso e analisa combinações de palavras ou palavras usadas foras de contexto, tudo com o propósito de evitar que as crianças partilhem ou digam algo que não devam online.
Temos também o "reporting" - no canto superior direito do ecrã temos o símbolo M, de moderador, que quando clicado aciona um canal de comunicação com o moderador ao qual as crianças podem recorrer sempre que se sentirem desconfortáveis com alguma coisa que se passe. O moderador vai depois verificar se realmente há razão para intervir.
Temos equipas de moderadores em todo o mundo que falam inglês, espanhol, português, alemão e francês, 24 horas por dia, sete dias por semana. Para Portugal e para o Brasil temos vários moderadores - dois na Europa e um grupo mais alargado na América Latina.

TeK: Costumam receber emails de pais interessados em saber mais sobre as políticas de segurança do Club Penguin ou interessados em conhecer mais sobre o portal no geral?
L.B.:
 Sim, recebemos chamadas e emails de pais que querem saber mais sobre a nossa estratégia de segurança, mas também sobre como manter as crianças seguras online no geral. Ficamos muito satisfeitos com esses contactos porque revelam que os pais estão realmente interessados naquilo que os seus filhos fazem online e em ensiná-los a navegar em segurança.
A estratégia do Club Penguin também assenta nesse envolvimento dos pais: que podem ter acesso à conta dos seus filhos para estabelecer limites aos tempos de jogo, consultar o historial, etc. Também os informamos das medidas de segurança, de reporting e de análise que implementámos. E sobre a Internet em geral, também temos alguns conselhos para dar. 
---------------------------------
Créditos/Informação: mensagem 1 | mensagem 2
---------------------

A nossa pequena ilha continua a crescer, não é mesmo penguins?


Club Penguin & Portugal = :D (felicidade total!!)


Waddle!


Niscayah

0 comentários dos penguins:

Enviar um comentário

Regras dos Comentários
1) Não ofender o postador da página, informação ou texto!
2) Não Xingar ou usar conteúdos impróprios de menores!
3) Faça um comentário bom e composto, sem usar diminutivos que sejam desagradáveis ou conflituosos e asneirentos!
4) Para que nós aceitemos o cometário, só falta esta regra:
Comentários agradavéis são legais, mas comentários desagradávéis para nós são ilegais!

~~Niscayah~~

Lança-Puffle



Protegido por Verificador Online de Violação de Direitos Autoriais do Copyscape